Por uma questão de  segurança e comodidade para os seus utentes, os serviços desta Secção Consular estão sujeitos a agendamento prévio obrigatório e 100% gratuito. Por favor, não se dirija à Embaixada sem um agendamento prévio confirmado, salvo casos de natureza urgente imprevisível.

Evitam-se assim filas e é garantido um atendimento mais seguro e organizado. 

Deverá cumprir o horário sob pena de não ser atendido, tendo de fazer novo agendamento. Se não puder comparecer no dia e hora agendados deverá cancelar a sua marcação; desta forma permitirá que outro utente seja atendido na sua vez.

Deverá, por favor, efetuar o seu agendamento prévio a partir do Portal das Comunidades Portuguesa - Agendamento Online de Atos Consulares, escolhendo o dia e a hora da sua conveniência.

Caso tenha dificuldade com a utilização do portal, consulte a secção FAQ. Quando terminar receberá um email de confirmação que deverá ler atentamente e trazer no dia da marcação.

No caso de se tratar de um ato consular de natureza urgente imprevisível, poderá contactar o Gabinete de Emergência Consular indicando o seu nome completo, data de nascimento, os dados relevantes sobre a marcação que pretender efetuar e anexar o comprovativo da sua urgência, seja ela pessoal ou profissional, de modo a que verifiquemos a possibilidade de um atendimento antecipado.

Alguns atos de Registo Civil encontram-se disponíveis on-line aqui.



Para sua comodidade, por favor utilize exclusivamente a opção "Cartão de Cidadão e Passaporte" - no sistema de agendamento online - para todos os assuntos relacionados com Cartão de Cidadão e Passaportes (assim, caso se apresente com uma marcação para outro ato, deverá, por favor e obrigatoriamente, remarcar o seu agendamento, para outro dia, para "Cartão de Cidadão e Passaporte"). Mais informações aqui aqui.

Passados doze dias úteis a partir de se ter apresentado na Secção Consular para o pedido de um novo cartão de cidadão (ou para um pedido de renovação), deverá realizar novo agendamento online para a recolha do mesmo.

Passados sete dias úteis a partir de se ter apresentado na Secção Consular para o pedido de um novo passaporte (ou para um pedido de renovação), deverá realizar novo agendamento online para a recolha do mesmo.


Para sua comodidade, por favor utilize exclusivamente a opção "Reconhecimento de Assinatura" (vagas no horário da parte da manhã) - no sistema de agendamento online - para a entrega pelo utente à Secção Consular de documentos para Legalização de documentos (assim, caso se apresente com uma marcação para outro ato, deverá, por favor e obrigatoriamente, remarcar o seu agendamento, para outro dia, para "Reconhecimento de Assinatura"). Mais informações aqui

Para sua comodidade, por favor utilize exclusivamente a opção "Reconhecimento de Assinatura" (vagas no horário da parte da tarde) - no sistema de agendamento online - para a entrega de documentos de Legalização de documentos da Secção Consular aos utentes (assim, caso se apresente com uma marcação para outro ato, deverá, por favor e obrigatoriamente, remarcar o seu agendamento, para outro dia, para "Reconhecimento de Assinatura"). Os documentos, após as necessárias e obrigatórias verificações, encontram-se disponíveis para entrega uma semana depois da data da sua entrega na Secção Consular. Mais informações aqui

Para sua comodidade, por favor utilize exclusivamente a opção "Entrega de documentos" - no sistema de agendamento online - para recolha de informações sobre um dossier de pedido de visto em curso/ a entrega de documentos, do utente à Secção Consular, de complementos de dossier/ recursos/ audiência prévia no âmbito dos processos de vistos (assim, caso se apresente com uma marcação para outro ato, deverá, por favor e obrigatoriamente, remarcar o seu agendamento, para outro dia, para "Entrega de documentos").

Exclusivamente para Cidadãos Portugueses e para todos os outros actos consulares, por favor utilize exclusivamente a opção "Inscrição consular" no sistema de agendamento online.  

Para todos os outros actos consulares (para Cidadãos Portugueses e para utentes de outras nacionalidades), por favor utilize exclusivamente a opção "Todos os Atos (Atos Diversos)" no sistema de agendamento online. 

  • Partilhe